segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

O PRIMEIRO TELESCÓPIO

Esta é uma decisão que tem que ser tomada com cuidado. Afinal, dependendo dela você poderá se apaixonar pelo universo, ou se decepcionar e perder uma grana!
Existem discussões imensas sobre este tema, mas posso afirmar que o assunto pode ser simplificado da seguinte forma:
Existem basicamente três tipos de telescópios:

- Os Refratores
São parecidos com as lunetas de supermercado, mas são muito mais bem feitos e eficazes.
Porém para observar astros menores e objetos mais distantes é preciso de modelos maiores que são caríssimos!












-Os Refletores
São os mais utilizados pelos astrônomos amadores e curiosos devido a sua maior capacidade de observação por um preço muuuito menor. O problema é que exige um pouco mais de paciência para montá-lo e fazer manutenções periódicas como a colimação e a limpeza do sistema óptico. Mas geralmente o próprio manual do equipamento já ensina isso de modo fácil .










-Os Catadióptricos
Mais conhecidos como "Cassegrain", são menores e mais portáteis, além de não precisarem de tanta habilidade técnica. Por isso são uma boa opção para astrônomos amadores. Porém são um pouco mais caros que os refletores,  e mais baratos que os refratores de "potência" equivalente.














O que determina a "potência" de um telescópio (capacidade de observar melhor os objetos celestes) é a abertura.
Quanto maior a abertura do telescópio, mais luz ele consegue captar. Consequentemente, mais detalhes você conseguirá observar.
Portanto eu sugiro telescópios com abertura maior do que 114mm. Pois oferecem uma boa ampliação e ainda são pequenos o sufuciente para serem transportados numa mala de viagem.
Nos próximos post vou mostrar fotos feitas com telescópios desse porte.
E NÃO COMPRE TELESCÓPIOS DE SUPERMERCADOS E SHOPPINGS!
Pesquise no Mercado Livre, por exemplo. Tem uns modelos bem acessíveis e vc pode dividir no cartão de crédito e recebê-lo em casa dentro de no máximo 15 dias!!!
Comprei o meu assim.
Mas não se deixe levar pelo preço. Compre um com abertura a partir de114mm, ou provavelmente vc se decepcionará e terá perdido uma boa grana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário