terça-feira, 26 de abril de 2011

Instituto SETI Fora de Operação!!!

O Instituto SETI (Search for Extra-Terrestrial Intelligence)(Busca por Inteligência Extra-Terrestre) foi forçado a encerrar suas atividades devido à falta de financiamento.Comunicou o chefe-executivo Tom Pierson em uma nota aos adeptos do SETI Institute.
Segundo Pierson, o financiamento pela National Science Foundation e UC Berkeley reduziu tanto que o projeto foi colocado em estado de "hibernação". Isso significa que a partir desta semana, o equipamento não está disponível para observações normais e está sendo mantido em um estado seguro por uma equipe reduzida significativamente".
Até o SETI poder levantar um financiamento adicional, o Allen Telescope Array (ATA) vai permanecer offline. Custa cerca de US $ 1,5 milhão por ano top operar o ATA, Pierson escreveu, e um adicional de US $ 1 milhão por ano para cobrir os custos adicionais.
O Instituto SETI é apenas um dos vários esforços envolvidos na Busca por Inteligência Extraterrestre. O ATA foi concebido como um conjunto de telescópios de rádio - o objetivo final é 350 antenas. Trabalhando em conjunto, as antenas de varrem o céu, "escutando" ondas de rádio enviados por todo o universo por buracos negros, estrelas e - esperamos - alguma vida alienígena.
O objetivo era explorar 100 mil ou mesmo um milhão de estrelas próximas, segundo o Instituto SETI.Um esforço separado, conhecido como o SETI @ home, pega os dados coletados por meio de sinais de rádio a partir do radiotelescópio de Arecibo, em Porto Rico, divide-os em pedaços, e envia-los para os usuários que já baixaram um software para analisar os padrões."Pretendemos também desenvolver novas ferramentas que permitirão aos cientistas amadores para nos ajudar a identificar as fontes de interferência de rádio freqüência, e novos caminhos para os desenvolvedores de aplicativos para adicionar novas visualizações e algoritmos de detecção", acrescentou Pierson.
O Instituto SETI lançou recentemente um projeto semelhante, chamado SetiQuest Explorer, projetado para permitir que voluntários cientista-cidadãos analisem os padrões de dados do ATA e ajudar o Instituto a explorar faixas de frequências que estão tão cheios de sinais que seus detectores ficam confusos,segundo o instituto.
O problema que o Instituto SETI enfrenta é de financiamento, Pierson escreveu. A ATA tem sido uma parceria entre o Instituto SETI e do Laboratório de Radioastronomia da Universidade da Califórnia, em Berkeley (UCB). O Instituto SETI levantou fundos para a matriz, enquanto o orçamento da UCB financiou as operações da matriz para as últimas cinco décadas.
O ATA é parte do Observatório Hat Creek, que tem sido financiado pela National Science Foundation bem como o apoio orçamental através do laboratório da UCB.A questão, Pierson escreveu, é que o financiamento do NSF para o site Hat Creek foi reduzido a um décimo de seu nível anterior. E, devido à crise orçamental da Califórnia, os níveis de financiamento disponíveis foram "severamente reduzidos", disse Pierson.
Parte do trabalho inicial do Instituto foi em conjunto com a Força Aérea dos EUA, que forneceram o financiamento para que o Instituto SETI pudesse monitorar o lixo espacial local.
O Instituto SETI esperava poder explorar 1.235 chamados "mundos Kepler", onde exoplanetas haviam sido identificados, aumentando as chances de detectar possíveis comunicações alienígenas.
Isso é, se eles usarem comunicações através ondas de rádio

Nenhum comentário:

Postar um comentário