O físico polonês Nikodem Poplawski, da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, apresentou o cálculo da massa necessária para que um buraco negro produza um Universo com as características do nosso.
O polonês reacendeu a discussão sobre a possibilidade de o Cosmos ter "nascido" dentro de um buraco negro, confrontando a teoria do Big Bang, que define que o Universo teria surgido a partir da expansão de uma grande concentração de massa e energia, comparada a uma explosão.
A questão é que, quando se considera que o Big Bang é o início de tudo, é preciso postular que a expansão do Universo teria começado a partir de um ponto incrivelmente pequeno, de densidade e energia infinitas.
Para os físicos, esses infinitos são suspeitos, porque fica impossível investigar o que acontecia no momento inicial da expansão cósmica.
Uma das formas de resolver o problema é propor que o Big Bang não foi o começo de tudo o que existe, mas uma perturbação no interior de um buraco negro em outro universo, conforme defendido pelo cientista polonês.
Segundo Poplawski, todos os universos (já que haveria vários deles) estão dentro de buracos negros. E todos têm estrelas que, se altamente contraídas (quando seu combustível acaba), dariam origem a novos buracos negros e a novos universos.
Os números da conta saíram de uma modificação da teoria da relatividade geral de Einstein (que Poplawski vem usando nos seus estudos com frequência).
"Entre os cosmólogos, o Big Bang já não é mais considerado o início da criação de tudo. Deve ter havido um 'antes', assim como está havendo um depois", completa.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirESSA COISA, ESSA NOVA TEORIA É UM ABSURDO SEM SENTIDO.
ResponderExcluirPRA MIM ESSE CARA QUE CRIOU ESSA TEORIA RIDICULA É UM DOENTE MENTAL E SO PQ ELE É UM FÍSICO FAMOSO OS OUTROS VÃO ATRÁS.
EU QUERO QUE ELE PROVE QUE FOI ASSIM.
eu penso que teorias são bem-vindas...
ResponderExcluirnão é possivel ser cetico do jeito que rubens ta sendo! o Big bang tambem não deixa de ser uma teoria, meu amigo.
O que podemos fazer é estudar qual melhor explica o surgimento do universo
Oi Rubem,
ResponderExcluirInfelizmente não sou cientista e minhas humildes opiniões são baseadas apenas nas coisas que li.
De fato esse lance de universos paralelos parece meio absurdo. Mas sugiro que vc releia a teoria da relatividade e perceberá que há margem para essa interpretação.
Perceba que digo interpretação, pois é algo que não podemos experimentar através dos nossos sentidos portanto fica difícil "provar". Mas pode-se demonstrar através de cálculos essa posibilidade.
Daí cabe a cada um acreditar ou não. Aceitar ou não.
Por exemplo, ninguém consegue PROVAR a existência de Deus. Mas nem por isso deixo de acreditar que ele criou tudo. Mas não soprando num monte de barro.
Afinal quem mais poderia criar um sistema tão perfeito e auto-suficiente como o universo que nos cerca e até nosso próprio corpo?!
São só teorias de pessoas tentando nos ajudar a compreender nossa própria história.
Abração meu amigo!
não sou cientista nem nada, mas adoro essas teorias, me parecem - apesar de complicadas, até plausíveis.. o.o´´
ResponderExcluirHa teorias ainda mais malucas, como aquelas que preveem multiversos coexistindo ao mesmo tempo! wow