segunda-feira, 10 de outubro de 2011

EUA Boicotaram Programa Espacial Brasileiro!!!

Telegramas confidenciais do Itamaraty revelam que os EUA promoveram embargo e "abortaram" a venda, por outros países, de tecnologia considerada essencial para o programa espacial brasileiro na década de 1990.
O projeto Folha Transparência divulga em seu site a partir de hoje 101 telegramas confidenciais inéditos da diplomacia brasileira, que tratam dos programas brasileiros espacial e nuclear.
A pressão norte-americana sobre o projeto espacial já foi ressaltada por especialistas brasileiros ao longo dos anos, e um telegrama do Wikileaks divulgado em 2010 indica que ela ainda ocorria em 2009.
O Itamaraty incluiu o bloqueio dos EUA como um dos motivos para o atraso na entrega do VLS (Veículo Lançador de Satélites), que deveria estar pronto em 1989. O primeiro teste de voo foi em 1997.
Além do VLS, o programa espacial previa a construção de quatro satélites, dois para coleta de dados e dois para sensoriamento remoto.
O atual reitor do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), informou ao Itamaraty que os EUA negaram o pedido para importar transmissores para uso em foguetes brasileiros.
José Israel Vargas, ministro da Ciência e Tecnologia entre 1992 e 1998, confirmou as gestões dos EUA para prejudicar o programa espacial brasileiro.
"Houve sim pressão americana para qualquer desenvolvimento de foguetes, contra nós e todo mundo [que o fizesse]." Segundo ele, países avançados na área, que ajudavam outros a criar seus programas espaciais, como a França fez com o Brasil, também eram pressionados.

O Internauta Theo Wolfgang fez o seguinte comentário:
QUEM BOICOTA OS BRASILEIROS SÃO OS PRÓPRIOS BRASILEIROS. Se fôssemos um país SÉRIO, não precisaríamos de outros países para desenvolver nossos projetos. NINGUÉM NOS PODERIA BOICOTAR. O que nos boicota é essa nossa MANEIRA DE SER. Enquanto não mudarmos, não mudaremos (!!!).

APOIADO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário