Situado em um dos pontos mais altos da cidade, Rua Bispo Coutinho, no Alto da Sé, o observatório foi o local onde o astrônomo francês Emanuel Liais, em 1860, observou pela primeira vez a passagem do planeta Vênus pelo círculo solar e descobriu o Cometa Olinda. Um cometa duplo de órbita parabólica que foi o primeiro cometa descoberto na América Latina, e o único descoberto no Brasil.
Liais publicou um artigo relatando sua descoberta na Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, vol. 20, página 336. O cometa foi visualizado na região celeste representada pela constelação de Dourados.
Do início dos anos 20 até o final da década de 1960, o local se transformou num observatório meteorológico e na década de 70 foi desativado.
Atualmente, o Observatório Astronômico do Alto da Sé está vinculado ao Espaço Ciência e funciona para observações didáticas a turistas e visitantes.
O observatório é equipado com uma cúpula metalica e um telescópio tipo newtoniano da marca MEADE modelo LXD-55 com tripé motorizado com acesso automático a mais de 30.000 objetos celestes em seu banco de dados.
O espaço funciona de terça-feira a domingo, das 16h às 20h. Grupos com mais de dez pessoas devem agendar as visitas por meio do telefone (81) 3183.5528. A entrada é gratuita.
Olá, eu trabalho nesse observatorio e queria agradecer bela divulgação.
ResponderExcluirE tambem gostaria de agradecer pelas otimas informaçoes astronomicas oferecidas pelos seu blog.
Muito Obrigado e continue com esse otimo trabalho!
Francisco Junior
"Observar é Preciso"