terça-feira, 31 de maio de 2011

Luzes no Céu!!

JOSÉ ROBERTO V. COSTA em http://www.zenite.nu/

De repente uma luz no céu luz vai ficando cada vez mais intensa enquanto se move lentamente, até que supera o brilho de todas as outras estrelas do céu. Mas tudo se desfaz na mesma velocidade com que surgiu. Não fica nada no lugar, nenhum vestígio.
O que foi aquilo? Terá sido um disco voador? Uma estrela cadente? Uma supernova?
Nada disso. Por trás daquele brilho intenso está uma marca bem conhecida, que muitos carregam no bolso – e um dos maiores fracassos comerciais de todos os tempos.
Na década de 1990 a MOTOROLA gastou bilhões de dólares para desenvolver um ambicioso projeto mundial de telecomunicações via-satélite, o Iridium. Naquela época os celulares eram grandes e analógicos, e a empresa pretendia fornecer telefones móveis que funcionassem em qualquer parte, mantidos por uma rede de mais de 60 satélites ao redor do globo.
O brilho momentâneo de um satélite Iridium (em inglês Iridium flare)
é causado pela reflexão da luz do Sol em suas três antenas polidas.
O que eles não esperavam foi o rápido desenvolvimento da tecnologia, junto com um aumento espantoso das áreas de cobertura. Quando os primeiros satélites Iridium foram lançados, já era possível fazer e receber ligações entre as maiores cidades do mundo no sistema digital, muito superior em qualidade e facilidades.
Assim, em 1999, a Motorola teve um fracasso bilionário.
Alguns dos 66 satélites já lançados foram desativados e destruídos. Mas ainda existem tantos Iridium em órbita que você pode esperar ver pelo menos um deles por semana.
Ocasionalmente uma antena reflete a luz do Sol direto para a Terra. Enquanto já é noite aqui embaixo, o Iridium focaliza o brilho do Sol como uma lupa, justo em cima da sua cidade. Sem pânico. O resultado é só uma “estrela” que brilha bem forte por alguns segundos.
A maioria atinge magnitude -8, mas alguns podem chegar a -9.5. Quando não estão brilhando dessa maneira, um satélite Iridium ainda pode ser visto a olho nu, mas sua magnitude fica em torno de +6, o mesmo que uma estrela bem fraquinha.
Por sorte não é necessário ficar esperando indefinidamente até que um deles lhe surpreenda am alguma parte do céu. A passagem de satélites pode ser calculada com muitos dias de antecedência.
Se você  quer se tornar um caçador de satélites, instale em seu computador o programa gratuito Orbitron.
Qualquer que seja a opção, vai lhe dar o prazer de escolher qual objeto rastrear. Você vai saber se está acompanhando a passagem da Estação Espacial Internacional, do telescópio Hubble, de um satélite espião Cosmos ou de um luminoso Iridium.

2 comentários:

  1. Pois é. A principal diferença visual entre um "Iridium Flare" e um meteorito(estrela cadente) é que o meteorito deixa um pequeno rastro atrás de si (uma cauda) e o satélite não.
    Grande abraço. Continue visitando o blog e aproveite pra ver as matérias anteriores, tem muita coisa interessante que vão te surpreender!

    ResponderExcluir