sábado, 10 de setembro de 2011

Que Tal Ser Um Colaborador da Ciência?

Que tal você se tornar um cientista enquanto navega na web?
Conheça alguns aplicativos e programas que são instrutivos, divertidos e incentivam os chamados ‘cientistas-cidadãos’ que pensam na carreira de estudiosos honorários, mas nem por isso menos dedicados.

Em Busca do Bóson de Higgs
Amadores e curiosos podem instalar o software LHC@home e auxiliar na busca pela lendária Higgs. Juntos, os computadores domésticos voluntários criam uma simulação de colisões de partículas LHC segundo modelos teóricos do CERN. A melhor parte é que os resultados obtidos são avaliados e comparados com experiências reais dos cientistas. Vale tentar!

Em Busca De Novos Planetas
O game ‘Planet Hunters’ procura por ‘cientistas-cidadãos’, ou seja, interessados em jogar online e também descobrir exoplanetas. Quanto maior o número de pessoas jogando, mais informação vai sendo capturada pela sonda Kepler, da Nasa, que foi lançada em 2009 para detectar novos planetas que orbitem outras estrelas. Tudo o que surge entre os dados vai sendo classificado e enviado para a Universidade de Yale, que controla a caçada espacial. Os erros são corrigidos conforme as classificações se sobrepõem. Parece brincadeira? Os pesquisadores dizem que não e explicam que, caso seja encontrado um novo planeta na Via-Láctea, o crédito será do cientista-cidadão que o encontrou.


Explorando o Espaço
A Nasa está disponibilizando um aplicativo em 3D para quem quer sentir que está participando de uma missão espacial. Com ‘Eyes on the Solar System’, o internauta pode chegar perto de um asteróide e passear na aeronave Voyager 2, tudo online, além de conseguir ver o sistema solar se movimentando em tempo real. É possível também viajar através do tempo, escolhendo entre passado e futuro. O objetivo da Agência Espacial Americana é incentivar o público, tanto o conhecedor do assunto como o leigo, a descobrir mais sobre o espaço. Parece interessante.

Mapeando a Lua
Que tal dar um passeio virtual pela superfície da Lua e ainda descobrir um detalhe novo? Esse é o objetivo do Moon Zoo, uma comunidade online de pessoas interessadas em descobrir mais sobre a superfície do satélite natural da Terra.  A tarefa é simples: analisar imagens enviadas pela sonda LRO (Lunar Reconaissance Orbiter) e responder perguntas sobre o que você está vendo. Segundo o tutorial do programa, nós, seres humanos, somos melhores nesse tipo de análise detalhada do que um computador. Teste seu olhar!

Em Busca de Inteligência Extra-Terrestre
Ajude o SETI, um projeto científico mantido pela Universidade de Berkeley que une pessoas, e seus computadores, na busca por inteligência extraterrestre. É só baixar um programa, o SETI@home, que você já oferece ajuda. Ou melhor, seu PC dá uma força na procura por sinais de rádio emitidos do espaço – talvez por vida inteligente. Bem estruturado, o SETI consegue analisar os dados digitalmente e separar as ondas já conhecidas na Terra.

Descubra Mais Sobre o Universo
Quem gosta de ir além, pode experimentar o Galaxy Zoo e auxiliar astrônomos na exploração das centenas de galáxias fotografadas pelo Telescópio Espacial Hubble. A tarefa dos amantes do espaço é analisar galáxia por galáxia e classificá-las de acordo com seu formato. É difícil não se deixar fascinar pela beleza e a qualidade das fotografias, super detalhadas.

De Olho No Sol
Outro opção de ferramenta online para quem gosta de astronomia é o Solar Storm Watch, um projeto voltado para a ciência solar. Isso quer dizer que você pode auxiliar cientistas a localizarem diferentes explosões solares. A meta é conseguir rastrear esses eventos através do espaço até a Terra, para que sejam estudados e possam ajudar a criar novas estratégias de defesa contra radiação – um grande perigo enfrentado pelos astronautas nos programas espaciais. Vale pelo desafio e pela interatividade, já que você pode compartilhar as descobertas nas redes sociais com todos os seus amigos.

Nos Confins Gelados do Universo
Agora podemos achar objetos gelados no universo! Esse é o lema do Ice Hunters, um programa da Nasa que busca por corpos de gelo desconhecidos em nossa galáxia. Quem se dispuser a ser um caçador vai ajudar os cientistas a analisar imagens telescópicas da misteriosa zona conhecida como Kuiper Belt (ou Cinturão de Kuiper), que fica além de Netuno e próxima de Plutão. Nessa região espacial, estão localizados milhares de cometas e objetos que datam da formação do nosso Sistema Solar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário