sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

ASTRONOMIA vs ASTROLOGIA

Astronomia e astrologia possem uma origem em comum, movidas pelo mesmo fascínio que uma simples noite estrelada desperta em nós. Ambas coexistem hoje em relativa harmonia, mas seus praticantes têm formações diferentes e objetivos muito distintos que não convém confundir.

Astronomia é uma ciência exata que se preocupa com a origem, evolução, composição, classificação e dinâmica dos corpos celestes – todos eles. O astrônomo profissional é necessariamente alguém com formação superior, e seu trabalho inclui o domínio de Física e Matemática, aliado a um senso crítico aguçado e boa habilidade observacional.
Astrologia está ligada ao aspecto místico que o Universo desperta no ser humano. Ela busca identificar uma relação entre as posições de algumas constelações no céu, e o destino e a conduta moral dos seres humanos.Os astrólogos constroem horóscopos e mapas astrais e não raramente são também praticantes de outras artes divinatórias.

A distinção hoje é clara, mas nem sempre foi assim. O nascimento da ciência moderna, fruto da teoria e observação, surge em meados do século XVI e início do século XVII, com os estudos do alemão Johannes Kepler. O próprio Kepler manteve durante toda sua vida uma relação ambígua com a astrologia. Ele se perguntava se não haveria aspectos ocultos nos céus que regessem o aparente caos do dia-a-dia.
Porém, astronomia e astrologia são hoje tão diferentes que não é exagero afirmar que a única coisa em comum são as cinco primeiras letras de cada palavra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário