As fotografias do Universo divulgadas ao público por observatórios exigem um trabalho minucioso para transformar dados brutos, captados pelos telescópios em escalas de cinza, em imagens coloridas e cheias de detalhes. O Observatório Europeu do Sul (ESO) tem sua própria equipe de profissionais para o trabalho, mas decidiu dar oportunidade a entusiastas da astronomia e da fotografia com a competição "Tesouros Escondidos do ESO 2010".
"Ficamos completamente espantados com a quantidade de imagens que foram submetidas", afirma o diretor do departamento de educação e divulgação científica do observatório. Ele ressalta que o trabalho exigiu tanto conhecimento avançado de processamento de dados como noções artísticas.
O júri avaliou os trabalhos baseando-se na qualidade do processamento de imagem, na originalidade e no sentido estético geral. Uma vez que várias imagens bem classificadas foram submetidas pelas mesmas pessoas, o júri decidiu entregar prêmios aos dez participantes mais talentosos.
O primeiro colocado ganhou uma viagem ao telescópio VLT (Very Large Telescope), no Chile, com visitas guiadas e a oportunidade de participar de uma noite de observações. Outros prêmios incluíram iPod, livros e DVDs.
Que tal comprar um telescópio e começar a treinar?
Nenhum comentário:
Postar um comentário