sábado, 5 de fevereiro de 2011

Observatório Europeu do Sul premia imagens de astrônomos amadores

As fotografias do Universo divulgadas ao público por observatórios exigem um trabalho minucioso para transformar dados brutos, captados pelos telescópios em escalas de cinza, em imagens coloridas e cheias de detalhes. O Observatório Europeu do Sul (ESO) tem sua própria equipe de profissionais para o trabalho, mas decidiu dar oportunidade a entusiastas da astronomia e da fotografia com a competição "Tesouros Escondidos do ESO 2010".
"Ficamos completamente espantados com a quantidade de imagens que foram submetidas", afirma o diretor do departamento de educação e divulgação científica do observatório. Ele ressalta que o trabalho exigiu tanto conhecimento avançado de processamento de dados como noções artísticas.
O júri avaliou os trabalhos baseando-se na qualidade do processamento de imagem, na originalidade e no sentido estético geral. Uma vez que várias imagens bem classificadas foram submetidas pelas mesmas pessoas, o júri decidiu entregar prêmios aos dez participantes mais talentosos.
O primeiro colocado ganhou uma viagem ao telescópio VLT (Very Large Telescope), no Chile, com visitas guiadas e a oportunidade de participar de uma noite de observações. Outros prêmios incluíram iPod, livros e DVDs.
Que tal comprar um telescópio e começar a treinar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário