sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

QUE TAL DESCOBRIR UM NOVO PLANETA?

Agora qualquer pessoa com uma conexão da internet e sem formação científica pode se tornar um caçador de planetas. Isso graças a uma ideia de pesquisadores da Universidade Yale, nos Estados Unidos.
Para participar, basta acessar um site (funciona em praticamente todos os navegadores de última geração, menos o Internet Explorer, da Microsoft) e se cadastrar.
Ao fazer isso, o usuário passa a ter acesso a um gráfico que representa a variação de luminosidade de uma dada estrela. Analisar corretamente essa curva de luz é a chave para que ele possa encontrar um potencial planeta girando ao seu redor.
Os dados brutos vêm do telescópio espacial Kepler. O satélite foi apontado para uma região da Via Láctea com maior densidade de estrelas.
A ideia é identificar novos planetas ao captar a mudança de brilho provocada na estrela quando um desses objetos passa entre ela e o telescópio Kepler.
Dependendo do quanto o brilho se reduz e em que periodicidade, é possível estimar a órbita e o diâmetro aproximados do planeta.
Não é de hoje que a astronomia se tornou o campo mais fértil para o uso de colaboradores não-cientistas recrutados pela internet.
Se quiser entrar nessa:
http://www.planethunters.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário