terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Tempestade Solar pode ser causa do apagão no Nordeste!

Há alguns dias atrás eu postei uma matéria sobre as "lendas" de 2012 e falava a respeito de tempestades solares e seus efeitos.
Semana passada durante o apagão, que deixou um monte de gente sem dormir (inclusive eu), lembrei dessa história e deixei pra me informar depois.
Hoje, 8 de fevereiro, me lembrei e fiz uma rápida pesquisa.

Descobri que vários fatos ligados diretamente a isso ocorreram no dia 03/02:

FATO 1 - Vários institutos científicos e observatórios já tinham previsão de que Terra sofreria um "ataque" de partículas solares no dia 3 de fevereiro.
Escolhi este site para quem quiser conferir. O especialistas previram isso dias antes do ocorrido.
http://spaceweather.com/archive.php?view=1&day=03&month=02&year=2011
A matéria está em inglês, mas fala basicamente que havia 60% de chances de que a terra fosse atingida por uma "colossal" massa de partículas solares no dia 3 de fevereiro de 2011.
De fato magnetômetros instalados em Boulder, Colorado - EUA, registraram um impulso repentino de 8 nano Teslas (Tesla é a unidade de medição de impulsos e/ou campos magnéticos).

_________________________________________________________________________________

FATO 2- Nas regiões próximas ao Polo Norte, diversas pessoas viram o fenômeno da Aurora Boreal. Inclusive as fotos foram tão bonitas que foram manchete de destaque em vários sites no dia seguinte. Inclusive este da Folha de São Paulo que, embora tenha sido publicado alguns dias depois, trata de um fenômeno registrado no dia 3 de fevereiro.


http://www1.folha.uol.com.br/bbc/871714-video-registra-aurora-boreal-no-ceu-da-noruega-assista.shtml

A Aurora Boreal, ou "Noite Polar", ocorre quando nosso planeta é atingido por radiações vindas geralmente do sol. Embora aconteça com certa frequência, no dia 3 foi bastante forte.

__________________________________________________________________________________

FATO 3 - Engenheiros e técnicos afirmaram que a causa do apagão do dia 3 foi o acionamento de um sistema de proteção da rede elétrica no município de Jatobá, no sertão pernambucano.
A linha de transmissão Charles II que liga Sobradinho e Petrolândia em Pernambuco sofreu, neste dia, uma sobrecarga do sistema de distribuição.
Em Paulo Afonso, na Bahia, houve a queima de uma barra em um dos Transformadores de Corrente de uma das subestações.
Um componente eletrônico de proteção digital do sistema elétrico chamado Cartela, localizado na subestação Luiz Gonzaga, no município de Jatobá, em Pernambuco, saiu desligando todo o sistema para que o prejuízo técnico não fosse ainda maior.

Ora, mas isso não é causa. Isso é consequência!
É lógico que um sistema de proteção de redes elétricas é acionado em casos de sobrecarga. Mas até agora ninguém identificou a causa da sobrecarga.
E caso procurassem se informar um pouco mais, perceberiam que durante tempestades solares as partículas carregadas que vêm do espaço se acumulam nos cabos de alta tensão e geram essa sobrecarga repentina. Mas logo em seguida esse fenômeno encerra e se não houver uma investigação científica ninguém jamais identificará esta causa.
Isso já ocorreu diversas vezes nos Estados Unidos e Canadá. Mas, por serem países desenvolvidos eles dão ouvidos aos cientistas, percebem as causas dos probemas e começam a trabalhar na solução.

Por aqui vamos ficando tateando na escuridão dos apagões e da ignorância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário